-
Arquitetos: Taller de Arquitectura Viva
- Área: 2060 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Leandro Bulzzano
Descrição enviada pela equipe de projeto. A magia de um lugar que recebe e transforma mentes inquietas. Corpos passantes que encontram neste local o abrigo perfeito para acalmar ou despertar a mente, desenvolvendo ideias, desejos, sonhos.
O Hotel Bardo busca o equilíbrio ao criar uma plataforma que, através de experiências, convida à transformação que desperta a mente de cada hóspede. Ponderando entre o design distintivo e o luxo do estilo de vida contemporâneo-isolado dentro da selva maia, o projeto oferece aos hóspedes uma experiência pura e sem estrutura, mas muito além do ordinário.
O programa arquitetônico corresponde a 29 habitações estilo loft de 60m2 que incluem quarto, sala, banheiro, chuveiro semi-externo, piscina e jardim privado. Como áreas comuns, há uma piscina central, restaurante, bar, área de jogos, temazcal, spa holístico, recepção e administração.
A linguagem da arquitetura remete à construções contemporâneas mexicanas misturadas com materiais locais de baixo impacto ecológico e mimetizadas com o ambiente, buscando fazer parte do contexto natural da selva maia, envelhecendo junto com ela.
A decoração dos espaços se conecta com o significado budista da palavra bardo, que é o "estado de transição" pelo qual passa um indivíduo ao morrer.
A essência desse significado se mistura com artesanatos mexicanos e resulta no design de interiores de Bardo.